segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli


Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli (AFI: 'tɑrjɑ...'turunen) (Kitee, 17 de Agosto de 1977) é uma cantora, compositora e pianista finlandesa notória por sua participação como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, o qual ela fundou ao lado de Tuomas Holopainen e Emppu Vuorinen em 1996.[2]. Em 2005, Tarja corta suas ligações com a banda e hoje se dedica a sua carreira solo.

Desde 1996, ela já lançou oito álbuns (seis com o Nightwish e dois em independentes) e é muito popular na Finlândia, sendo ocasionalmente chamada para fazer participações na TV. Já em carreira solo, Tarja foi indicada duas vezes para o Emma Awards (que equivale ao Grammy na Finlândia) em 2006 e 2007 e recebeu uma pré-indicação para o Grammy Awards de 2009 por sua participação com o artista Schiller.
Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico, com amplitude de três oitavas.
Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, única filha entre três irmãos. Desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu).[7] Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia a qual freqüentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil.

Aos seis anos, ela começou a ter aulas particulares de piano erudito. Apesar de morar a vinte quilômetros do local das aulas, contava com o apoio de seus pais, que faziam questão que sua filha não faltasse às lições[8].

Na escola primária, Tarja era costumeiramente convidada a cantar em pequenas festas escolares. Nessa época, a cantora chegou a sofrer bullying por parte das meninas de sua escola, por sempre tirar notas altas nos testes e ser uma das alunas preferidas dos professores.[9] Com isso, ela se tornou uma criança mais introvertida, tímida e a maioria de seus amigos eram garotos, os quais guardavam por ela admiração e tratavam-na com respeito.

Seus grandes ídolos na infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin. Nessa época achava-se que seria esse o caminho seguido pela garota, porém, aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na "Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music". Lá passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez para mais de mil pessoas como solista em um concerto de Natal.

Aos dezoito anos, mudou-se novamente, agora para a cidade de Kuopio onde ingressou na Academia Sibelius de Artes. Lá ela pôde desenvolver realmente seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e música de câmara.

Nenhum comentário: